O IX Simpósio de Doença Falciforme que irá ocorrer em Belo Horizonte de 9 a 11/11/2023 trará um momento muito especial.
Será na finalização do simpósio e trará uma homenagem especial ao Prof. Dr Kwaku Ohene Frempong. KOF, como era conhecido entre seus pares e amigos, era ganense e baseou-se na Filadélfia desde o fellowship. Professor de pediatria e hematologia no Childrens Hospital da Filadélfia, dedicou sua vida ao estudo e aos cuidados das pessoas com doença falciforme.
Impressionado com o sistema de saúde pública em um país de média renda e vislumbrando oportunidades a serem replicadas na África, fez o Brasil ser representado na 1ª reunião internacional de SCD em Gana.
Em 2002, em reunião em Washington convidou o Brasil para mostrar nossa experiência, dando visibilidade ao nosso país na comunidade internacional.
A história do KOF no Brasil tornou-se ainda mais densa a partir de 2005, quando foi iniciada a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, juntamente com o Dr. Guilherme Genovez, coordenador de Sangue do Ministério da Saúde Nacional e a Dra. Joice Aragão, coordenadora da SCD do Ministério da Saúde.
Logo se tornou um importante parceiro em diversos processos, colocando-se totalmente à disposição para nos ajudar com inovações tecnológicas e produzir um cuidado de qualidade à DF no Sistema Público Brasileiro. Graças a isso, o Brasil iniciou então a cooperação internacional com países africanos. Aqui se faz presente outro importante brasileiro, o professor José Nélio Januário, coordenador de Triagem Neonatal no Estado de Minas Gerais que trabalhou junto com KOF no projeto Gana.
A relação fraterna que estabeleceu com o povo brasileiro fez dele um parceiro de referência na luta pela superação da invisibilidade da DF em nosso país, estando presente no dia 19 de junho de 2010 juntamente com os representantes do Ministério da Saúde, na sede das Nações Unidas, para criar o Dia Mundial da Conscientização sobre a SCD.
Nesta oportunidade com a esposa, Sra Janet Frempong, presente serão tecidas as devidas homenagens e agradecimentos a esta figura ímpar e insubstituível que nos deixou precocemente.
Os parceiros neste encontro são imprescindíveis para a realização de sucesso dos eventos. Sem eles, as dificuldades seriam muito maiores. Nosso muito obrigado pela parceria!!!